SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...


widgets
SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...
ASSEMBLEIA DE DEUS FLUMINENSE RJ EM CEL FABRICIANO MG IGREJA VIVA DO DEUS VIVO...
"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, quais vos apascentarão com ciência e
com inteligência."
- Jeremias 3:15
(ACF).



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

É Deus Quem Escolhe; é Deus Quem Chama; é Deus Quem Envia...
É DEUS QUEM MANDA!
Revda. Márcia Coelho (¬)

“Não fostes vós que me escolhestes; pelo contrário, eu vos escolhi e vos designei a ir e dar fruto, e fruto que permaneça...” João 15:16

Quando atentei para esse versículo me senti uma privilegiada: “havia sido escolhida por Deus”. Gosto sempre de ilustrá-lo usando o exemplo de um jogo de futebol do tipo que comumente chamamos de “pelada”: duas pessoas de cada lado começam a escolher o restante dos componentes para formar o time. Cada um procura escolher, dentre os “melhores”, os seus companheiros, aqueles com quem querem enfrentar o adversário. E sempre irão escolher o melhor para si, claro!

Imagine Deus escolhendo aqueles e aquelas dentre as muitas opções, chamando e como capitão do time, dando as coordenadas. Já vencemos de primeira; fazemos parte do melhor time: “o vitorioso”.

Sempre vejo a Igreja do Senhor assim: “vitoriosa”. Como Jesus mesmo falou a Pedro se referindo à igreja, como está registrado em Mt 16:18.

No time adversário está satanás, e ele não vencerá a “sua igreja”, nos garante Jesus; não é qualquer igreja, mas a Igreja do Senhor.

A questão é que muitos dos jogadores parecem jogar no time do inimigo. Uns não estão atentos ao fato de que o oponente treina e procura jogar bem o seu jogo e nem se preocupa em dar “pancada”, em cometer falta, em colocar a mão na bola propositadamente; outros estão tecnicamente mal preparados, outros recebem propina, e ainda tem os “juízes corruptos”, que apitam como lhes convém.

Deixando de lado o futebol, paixão de muitos homens, e mulheres também, concentremo-nos na Igreja de Cristo.

O Senhor nos escolheu para fazermos parte dessa Igreja Gloriosa, Vencedora, o Novo Israel de Deus... E nos chamou não apenas para ocuparmos um lugar, mas, principalmente para sairmos do nosso lugar de comodidade. E, a partir de então, sermos “pescadores de homens” (e mulheres), e mulheres pescadoras também, eu creio. E é sobre esse ponto que quero escrever.

Mulheres e homens têm habilidades semelhantes e outras tantas diferentes. Não só fisicamente, mas emocionalmente e até espiritualmente. Todas essas habilidades, porém, devem estar a serviço daquele que nos “escolheu, chamou e enviou”. O doador é um só: “o Espírito Santo”. Quem convence, converte, capacita, transforma, renova, unge e usa. A Ele cabe a escalação de sua equipe. Deus é quem vai perceber os dons de cada um, e colocá-los na posição certa, mais adequada.

Nossa missão, como raça eleita, nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus, é anunciar as suas grandezas, as maravilhas do seu Reino. Deus é quem Manda!

O inimigo tem plantado sua semente de maldade, de pecado, no meio da Seara do Senhor, e ao invés de clamarmos ao Senhor da Seara para que envie mais trabalhadores, tiramos o foco do alvo (pregar a Palavra), para discutirmos os dons. Voltamos à Igreja Primitiva com seus questionamentos: quais os dons mais importantes e quem pode desempenhá-los (1 Co 12:1-11). Continuamos fazendo um escalonamento de importância de tarefas dentro da igreja e no serviço para o Senhor. Homens podem isso, mulheres aquilo.

No capítulo 14, vv. 26-39, Paulo está orientando toda membresia; quando repreende as mulheres, o faz pela desordem provocada por elas durante o culto, como repreende a todos que buscando aparentar “seus dons” provocavam um tremendo tumulto. Não há clareza de que Paulo esteja proibindo as mulheres de anunciar a Palavra do Senhor.

Se usarmos a justificativa de que não há registro bíblico de sacerdotisas servindo no Templo ou Sinagogas de Israel, devemos lembrar que o caráter do ministério ordenado não é mais “sacerdotal”, de realizar o “sacrifício” e, sim, de servir, e todos somos chamados ao serviço.

É interessante observar que só quanto ao ministério ordenado feminino haja dúvidas sobre sua autenticidade. Por que não quanto ao ministério levítico? Mulher pode cantar e cuidar da igreja? Mas, não eram só os homens que faziam isso? Louvar e zelar pela casa do Senhor é tarefa menos importante? Quando Jesus diz a Pedro que: “doravante te farei pescador de homens”, Ele estava dizendo a Pedro que só pregasse para “homens” e não “homens e mulheres”?

O contexto de 1 Tm 2:9-15 parece claro quanto ao que Paulo fala. Ele diz “não permito, é um posicionamento pessoal do apóstolo, e provavelmente oportuno na ocasião, pela situação gerada na igreja primitiva.

Não vivemos mais naquela época, nem cultura, mas o comportamento de muitos ainda permanece o mesmo.

Respeito a convicção que muitos têm em relação a sua opinião contrária à “ordenação feminina”. Mas, cá pra nós... Tem muito machismo e, em alguns casos, o medo que mulheres ocupem “lugar de homem”.

O Pr. Evaldo Carlos dos Santos da primeira Igreja Batista da Praia da Costa, Vila Velha, Espírito Santo, ao ser convidado para falar sobre o tema, escreveu o seguinte:
“item 10 – Queridos irmãos Pastores o que mais nos ameaça nesta questão da ordenação feminina não é, ao meu ver, a questão Bíblica – teológica, nem é a questão cultural – religiosa, o que mais nos ameaça nesta questão é o medo que temos  de dividir a liderança com alguém, o medo de alguém ocupar o nosso espaço, de alguém nos superar em nossos “ministérios brilhantes e fascinantes””. Enquanto este sentimento perdurar em nossos corações, não haverá abertura para considerarmos a questão da Ordenação Feminina. Reflita sobre isto.

Quem pode dizer que o chamado de homens e mulheres não vem da parte do Senhor?

Primeiro, uma confirmação interior – só o Espírito Santo é quem sonda os corações e o “chamado” é pessoal, uma coisa de “intimidade” com Deus.

Segundo, a confirmação externa – pelos frutos conhecemos o trabalho e desempenho de cada um. Muitos ministérios femininos têm sido frutíferos, e não falo de números, mas de qualidade. E muitos ministérios masculinos têm sido uma frustração.

Eu mesma, muitas vezes me perguntei se estava entendendo bem o chamado do Senhor, de tanto que escutava dizer que mulher não poderia ser pastora. Hesitei, ponderei, retardei e decidi pedir confirmação do próprio Deus quanto a essa incumbência. A resposta de Deus: “tenha mais intimidade comigo e as dúvidas passarão”. Não pude resistir à sua voz e disse: aqui estou eu, envia-me.

Escutei brincadeiras, vi rostos retorcidos. Mas, senti a aprovação de Deus em minha atitude. Alguns diziam: “se Deus usou até uma jumenta para falar...”. Eu respondia: ainda bem que foi “jumenta”, fêmea; outras vezes: “...é, até as pedras podem clamar...”. Eu respondia: “Por isso é que eu não calo minha voz, para que não precise das pedras clamar!”. Outras vezes ouvi a justificativa de que o ministério ordenado feminino abria precedentes para a ordenação de homossexuais. Nesse caso a afirmativa e a resposta não poderiam ser em tom de brincadeira, pois é uma colocação séria, e porque não dizer ofensiva.

Deus criou as jumentas e os jumentos. Deus criou as pedras e os Pedros. Mas, a desobediência humana criou o homossexualismo, e isso não vem de Deus, ao contrário, vai de encontro não só à natureza humana, mas também à criação divina.
Deus chama os homossexuais, mas o primeiro chamado é ao arrependimento, só então Ele vai dizer a essa criatura restaurada em que ministério quer usá-lo.

Quando entendi isso, não mais alimentei as dúvidas que o inimigo tentara colocar no meu coração.

“Mais vale agradar a Deus do que a homens (e mulheres)”. Não importa em que ministério Ele quer nos usar. Porém, Ele usa conforme a Sua Soberana Vontade. O ministério foi criado por causa das pessoas e não as pessoas por causa do ministério.
Compreendamos e respeitemos a vontade de Deus para nós. Afinal, “É DEUS QUEM MANDA!” E Ele manda quem Ele quiser.

Em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.

                                            REVERENDO SAMPAIO.

Nenhum comentário: