SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...


widgets
SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...
ASSEMBLEIA DE DEUS FLUMINENSE RJ EM CEL FABRICIANO MG IGREJA VIVA DO DEUS VIVO...
"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, quais vos apascentarão com ciência e
com inteligência."
- Jeremias 3:15
(ACF).



terça-feira, 19 de novembro de 2013

Papa diz que igreja está doente e que é vital não se fechar em torno dela mesma

Papa diz que igreja está doente e que é vital não se fechar em torno dela mesma

Uma Igreja que já se sente "cheia de si mesma está doente, passa por uma indigestão e enfraquece", disse Mario Bergoglio


O papa Francisco disse neste sábado que a "Igreja está em um estado permanente de missão" e comentou que é "vital não se fechar e não se sentir satisfeita com o que já conquistou".

"Se isso acontecer, a Igreja ficará doente, doente de abundância imaginária, de abundância supérflua, se farta e se debilita", disse o papa em uma mensagem enviada aos participantes da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, realizada na Cidade do México desde hoje até a próxima terça-feira por conta do Ano da Fé.
Francisco ressaltou que "é preciso sair da própria comunidade e se atrever a chegar às periferias existenciais que necessitam sentir a proximidade de Deus", que "não abandona ninguém e sempre mostra sua ternura e sua misericórdia inesgotáveis".
"Não se trata de ir como quem impõe uma nova obrigação, como quem se queixa perante o que considera imperfeito ou insuficiente. A tarefa evangelizadora representa muita paciência", afirmou o pontífice.
Assim, Francisco disse que "a atitude do verdadeiro pastor não é a do príncipe ou a do mero funcionário atento principalmente ao disciplinar, ao regulamentar".
"O povo de Deus que necessita que o bispo vele por ele cuidando sobretudo, daquilo que o mantém unido e promove a esperança nos corações", acrescentou.
Francisco advertiu, além disso, que "a tentação do clericalismo, que tanto prejuízo causa à Igreja na América Latina, é um obstáculo para desenvolver a maturidade e a responsabilidade cristã de boa parte dos leigos".
"O clericalismo entranha uma postura autoreferencial que empobrece a projeção rumo ao encontro com o Senhor", explicou o pontífice.
"Por isso, acho que é importante formar ministros capazes de aproximar que saibam avivar o coração do povo, caminhar com eles, entrar em diálogo com suas ilusões e seus temores", asseverou.
Nesta linha, o papa pediu que os bispos não deleguem este trabalho e o assumam como algo fundamental para a vida da Igreja "sem poupar esforços, atenções e acompanhamento".
"Uma formação de qualidade requer estruturas sólidas e duradouras, que preparam para enfrentar os desafios de nossos dias e poder levar a luz do Evangelho às diversas situações que encontrará os presbíteros, os consagrados, as consagradas e os leigos em sua ação pastoral", manifestou o papa.
Por fim, Francisco disse que a cultura de hoje "exige uma formação séria e bem organizada" e se perguntou se existe a suficiente autocrítica para avaliar "os resultados de muitos pequenos seminários que carecem de pessoal formativo suficiente". 

Jorge Mario Bergoglio também pediu que a "atividade pastoral seja sempre orientada pelo impulso missionário de chegar a todos, sem excluir ninguém, e tendo muita atenção às circunstâncias de cada um. 

Com informações ANSA/EFE






Nenhum comentário: