SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...


widgets
SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...
ASSEMBLEIA DE DEUS FLUMINENSE RJ EM CEL FABRICIANO MG IGREJA VIVA DO DEUS VIVO...
"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, quais vos apascentarão com ciência e
com inteligência."
- Jeremias 3:15
(ACF).



sábado, 4 de janeiro de 2014

Em outras palavras, torna-se cada vez mais difícil saber quem de fato é crente e qual grupo de fato é igreja.

A Cultura-Mundo e a Igreja




Luis A R Branco

Se lermos todos os artigos escritos neste blog e outros blogs com bom conteúdo bíblico, veremos que muitos deles expressam alguma insatisfação ou insegurança na foma como a sociedade contemporânea tem se comportado em praticamente todas as esferas da vida. A verdade é que vivemos dias confusos, controversos, injustos e estranhos, caracterizando esta época de “a época da cultura-mundo”.

Segundo os filósofos franceses Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, a cultura mundo significa a cultura que se transformou em mundo, em cultura-mundo, que é a cultura do “tecnocapitalismo planetário, das indústrias culturais, do consumismo total, dos media e das redes digitais.” [1] A cultura-mundo penetrou ou absorveu praticamente todas as esferas da sociedade, embaralhando o mundo com dicotomias controversas como “economia/imaginário, real/virtual, produção/representação, marca/arte, cultura comercial/alta cultura.”[2]. As mudanças sociais, as novas filosofias, a nova cosmovisão do mundo transformaram a cultura num mundo cuja a “circunferência passou a estar em todo lado e o centro em lado nenhum.”[3]. Não são meros efeitos de uma globalização, pois esta funciona muito mais como a abertura e a expansão e aproximação das fronteiras, enquanto que a cutura-mundo é a transformação da cultura de dentro para fora e de fora para dentro, rompendo com valores, princípios éticos e morais, criando comportamentos estranhos, outrora inaceitáveis, mas que nesta época da cultura-mundo passaram a ser vistas de outra forma pela sociedade. Obviamente que nem tudo na cultura-mundo é negativo.

A igreja por sua vez, integrada na sociedade contemporânea também é afetada e inserida nesta nova época da cultura-mundo, e igualmente tem vivido momentos difíceis com a absolvição das dicotomias deste novo tempo. Hoje predominam na igreja as dicotomias do culto a Deus/culto ao homem, santidade/pecado, renúncia/ganância, vocação/representação, louvor/show, pregação/autoajuda, igreja/empresa, pastor/empresário, etc. Como isto aconteceu com a igreja, merece um estudo mais minucioso, como o realizado por Danièle Hervieu-Léger, que explica que “a religião não está nem no íntimo do homem, nem numa esfera da vida em particular” [4]. Isto significa que as fronteiras da religião já não podem ser mais fixadas com precisão relativamente à vida das pessoas. Em outras palavras, torna-se cada vez mais difícil saber quem de fato é crente e qual grupo de fato é igreja. Esta realidade me traz a mente dois versos em particular: “…quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lc 18:8b) - Jesus nos coloca esta pergunta retórica, e logo a seguir conta a parábola do fariseu e o publicano. Certamente que Jesus já antevia este momento histórico, o qual atravessamos e onde multiplicam-se o número dos fariseus e publicanos. O segundo verso que me vem a mente é 2 Tm 2:19b: “…O Senhor conhece os que lhe pertencem…” - Embora para nós este discernimento seja difícil, não é para Deus, pois ele sabe exatamente quem são os seus.


Em outras palavras, torna-se cada vez mais difícil saber quem de fato é crente e qual grupo de fato é igreja.


A cultura-mundo e a igreja entrelaçaram-se de tal forma que a igreja se tornou tão desorientada quanto a sociedade. “Nossa geração (e aqui incluímos a igreja) enfrenta uma crise que tem afetado toda a vida, seja nas áreas da psicologia, antropologia, sociologia, filosofia ou teologia, questões que no passado eram definidas, retornam nesta era como grandes desafios para sociedade. As questões que envolvem a homossexualidade, aborto, eutanásia, racismo, pobreza, religiosidade entre outras, voltaram para um estado de indefinição.” [5]

A realidade é mais dramática do que parece, pois não se trata aqui de uma mera mesclagem de comportamentos ou do joio crescido no meio do trigo, mas o drama daquele que não consegue se definir como crente ou descrente, salvo ou perdido, santo ou profano, joio ou trigo. É uma crise de identidade, como disse Danièle, a fé já não está no íntimo do homem. E o mesmo se dá com a grupos autodenominados de igreja, que basicamente são “igrejas evangélicas” apenas no nome, pois sua prática é totalmente diferente daquela que descreve uma igreja bíblica.

A crise de identidade dos crentes e da igreja é tão acentuada, que não há praticamente um único valor cristão que não tenha sido deturpado por esta falta de uma identidade cristã clara e moldada pela Escritura Sagrada. Há 52 anos Thomas Merton escreveu: “…temos de admitir que já estamos vivendo num mundo Pós-cristão, ou seja, num mundo em que os ideais e as atitudes cristãs são relegados cada vez mais a minorias. É assustador perceber que a fachada do cristianismo, que em geral ainda sobrevive, tem pouco ou quase nada por trás e que nossa antigamente chamada ‘sociedade cristã’ é mais um neopaganismo pura e simplesmente materialista, com um verniz cristão.”[6]

Não venho propor uma solução para o entrelaço da cultura-mundo com a igreja, mas sim propor uma reflexão séria sobre aquilo que definimos como cristão e aquilo que definimos como igreja. Uma coisa é certa, é impossível ser crente e descrente, grupo e igreja, pois no reino de Deus não há espaço para dicotomias desta natureza.




Luis A R Branco é colaborador do Genizah


,

Nenhum comentário: