Que a Bíblia inteira, o Tanach e o Brit Chadashah são os únicos divinamente inspirados, infalíveis, e eternamente a Palavra de Deus, o qual se aplica para hoje e assim como para o tempo da sua criação (II Timóteo 3:16; I Pedro 1:20-21).
Que o D-us de Avraham, Yitzchak e Yacov é Um, Echad, e é uma complexa unidade que existe e tem revelado Ele mesmo para a humanidade, como sendo o Nosso Pai nos Céus, Yeshua haMashiach e o Ruach HaKodesh (Deut 6:4; Isaías. 48:16; I João 5:7), pois tenho eu apenas um Senhor, que é o Pai que está nos céus.
Que Yeshua é o Messias de Israel; é a Palavra de D'us revelada para humanidade em carne; nasceu de uma virgem; teve um ministério na Terra; morreu por nossos pecados; foi ressuscitado em três dias após Sua morte; e ascendeu ao Céu para que se cumprisse os Salmos e os Profetas (Zac. 14:9; Lc 24:44-47)
Cremos na disponibilidade e suficiência do sacrifício de Yeshua para a salvação de todos os homens (1 Jo 4.14; 1 Tm 4.10; Ap 13.8), e na eficiência e eficácia do mesmo na vida de qualquer pessoa que se entregue ao Seu senhorio (Rm 10.9,10).
Judeus e gentios devem ambos estar limpos do pecado pelo sangue derramado de Yeshua. Judeus que reconheçam Yeshua continuam judeus e os não judeus que aceitem Yeshua ambos tornam-se Nascidos de Novo no Espírito e mantem-se judeus e não judeus, respectivamente. Ambos unem-se ao Corpo do Messias e herdam a vida eterna (Efésios 2:11-13).
Salvação da separação eterna de D'us e perdão dos pecados pode apenas ser alcançado através da fé em Yeshua pela expiação do Seu sangue (Rom. 10:9; I Tess. 1:10) .
Que os seguidores de Yeshua devam manter suas identidades culturais, étnicas e Bíblicas por causa da fidelidade às suas heranças. Judeus crentes mantem-se parte de Israel enquanto tornam-se parte do Corpo do Messias.
Que quando uma pessoa, independentemente de status étnico, se entrega ao Senhorio de Yeshua, ela nasce de novo (Jo 3.1-8; 1 Pe 1.23; Tg 1.18), quando então a raiz do pecado é removida do seu espírito (Rm 6.6), recebendo um novo coração de carne (Ez 36.26), produzido pela remoção da raiz do pecado e pela habitação do Ruach HaKodesh no seu coração, visando capacitá-la para andar na Palavra de D-us (Ez 36.27). Cremos que então ela se torna participante da B’rit Chadasha (Jr 31.31-33), graciosamente enxertada na oliveira espiritual de Israel [Rm 11.17,24], cuja raiz é Avraham e cujo tronco é o próprio Messias Yeshua, tornando-se então por este enxerto, participante das alianças da promessa (Ef 2.11-14). Cremos na plena igualdade de status diante de D-us entre os crentes Judeus e os crentes não-Judeus no Corpo do Messias (Gl 6.15; Gl 3.27,28; At 15.8).
Que a salvação e o direito de relacionamento como D'us é alcançado através da graça e da fé, não pelos trabalhos da Lei. A Lei de D'us é dada para instrução moral, para ambos judeus e não judeus, e uma distinta relação nacional/ética para Israel. A Lei, sendo não é necessária para a Salvação, é ainda uma importante parte para os seguidores da vontade de D'us e aqueles que queiram viver em sua presença. Fé em Yeshua, a qual completa a Lei, não significa que a Lei não é mais relevante para nossas vidas (Deut. 30:11-20; Deut. 6:20-25; Salmos 19:7-14; Mat. 5:17-19; Rom. 3:27-31; 6:23)
Que a nação de Israel é Biblicamente decretada por D'us e aqueles que se colocarem a favor desta nação serão abençoados (Gen. 12:1-3; Is. 11). Que Israel é povo de D-us, pois D-us não rejeitou o seu povo que de antemão escolheu (Rm 11.2) e que D'us fez uma aliança eterna com eles a respeito do Messias e da Terra de Israel (Deut. 7:6-10). Por isso, nos estabelecemos firmemente em apoiar o povo de Israel e o Estado de Israel, orando firmemente para que os propósitos do Eterno relativos à redenção espiritual da Casa de Israel sejam plenamente cumpridos (Ez 37.8-14) e que a plenitude dos gentios seja alcançada ainda na nossa geração (Rm 11:25).
Os 13 Princípios de fé do Judaísmo (Maimônides):
- EXISTÊNCIA DE D-US
Creio plenamente que D’us é o Criador e guia de todos os seres, ou seja, que só Ele fez, faz e fará tudo. - UNIDADE DE D-US
Creio plenamente que o Criador é um e único; que não existe unicidade de qualquer forma igual à Dele, e que somente Ele é o nosso D-us, foi e será. - INCORPORALIDADE DE D-US
Creio plenamente que o Criador é incorpóreo e que Ele está isento de qualquer propriedade antropomórfica. - ETERNIDADE DE D-US
Creio plenamente que o Criador foi o primeiro (sendo que nada existiu antes Dele) e que Ele será o último (que nada existirá depois Dele). - INTERMEDIAÇÃO NO CULTO
Creio plenamente que o Criador é o único a Quem é apropriado orar e que é proibido dirigir preces a qualquer outra entidade. - A PROFECIA
Creio plenamente que todas as palavras dos profetas são verdadeiras. - A SUPREMACIA DE PROFECIA DE MOSHE RABEINU
Creio plenamente que a profecia de Moshe Rabeinu é verídica e que ele foi o “Pai dos Profetas”, tanto dos que o precederam como dos que o sucederam. - TORÁ COMO SENDO RECEBIDA DO CÉU
Creio plenamente que toda a Torá que nós agora possuímos foi dada pelo Criador a Moshé Rabênu. - IMUTABILIDADE DA TORÁ
Creio plenamente que esta Torá não será modificada e nem haverá outra outorgada pelo Criador. - ONISCIÊNCIA DA PROVIDÊNCIA DIVINA
Creio plenamente que o Criador conhece todos os atos e pensamentos dos seres humanos, eis que está escrito: “Ele forma os corações de todos e percebe todas as sua ações.” (Salmos 33:15). - RECOMPENSA E PUNIÇÃO
Creio plenamente que o Criador recompensa aqueles que observam os Seus mandamentos e pune os que transgridem as Suas leis. - VINDA DE MASHIACH YESHUA E A ERA MESSIÂNICA*
Creio plenamente na vinda de Mashiach Yeshua e, embora ele possa demorar, aguardo todos os dias a sua chegada. - RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
Creio plenamente que haverá a ressurreição dos mortos quando for a vontade do Criador.
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