SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...


widgets
SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...
ASSEMBLEIA DE DEUS FLUMINENSE RJ EM CEL FABRICIANO MG IGREJA VIVA DO DEUS VIVO...
"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, quais vos apascentarão com ciência e
com inteligência."
- Jeremias 3:15
(ACF).



quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Igreja e Missão




Ven. Arc. Rev. Carlos Alberto Chaves Fernandes (*))Aprendemos das Escrituras que, após a ressurreição de Jesus Cristo, o ato sequente é o surgimento da Igreja. Isso não é um ato cronologicamente acidental. A Igreja é parte integrante da ressurreição de Cristo. Ela é a consequência inevitável da Ressurreição. Não é somente a sua história sequente, mas sua história consequente. Ela é o ato complementar da ressurreição. Por isso Paulo diz: se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e vã a vossa fé (I Co 15:14). Ora, se a fé da Igreja é vazia e destituída de sentido sem a ressurreição de Cristo, assim, também, a ressurreição do Senhor ganha plenitude e real significado a partir da Igreja e de sua fé no Ressuscitado.







Como um fato testemunhado pela fé da Igreja a Ressurreição é, também, um símbolo da vitória da vida sobre a morte, como diz Paulo, repetindo o antigo cântico da Igreja primitiva: tragada foi a morte pela vitória (I Co 15:54). A morte e suas misérias estão escatologicamente vencidas. A partir da Ressurreição a história caminha inexoravelmente para a vitória final, a superação total da morte e suas misérias, quando Deus será tudo em todos.







A Igreja e a Ressurreição são realidades correlatas. Ora, se a história aponta na direção da vitória da vida sobre a morte, esta vitória se concretiza, dia a dia, na luta da Igreja em favor da vida, do ser humano, do Evangelho, na superação das injustiças, das rupturas, da dor, da morte e de todas as suas inumeráveis misérias. A Igreja é, pois, Igreja Triunfante, pois vive do triunfo de Cristo sobre a morte: ela sabe o sentido da história, conhece os motivos de suas esperanças, não lhe é oculto o destino final e sabe que a glória por vir nem se compara à hora presente.







A Igreja também sabe que o Ressuscitado, Aquele que venceu a morte, é o mesmo que foi vencido pela maldade humana. O Glorioso vencedor é o Crucificado. Provou a Cruz justamente por causa da Sua fidelidade ao Pai, que outra coisa não era, senão, fidelidade à causa do ser humano, sua felicidade, seu bem. Jesus só foi crucificado porque não se desviou da missão: permaneceu como Servo dos homens, tornando-se um homem de dores e que sabe o que é padecer. Ele lutou para que tivéssemos vida, e provou a morte; para que provássemos um pouco de ternura e docilidade, e conheceu a brutalidade e a violência; para que não houvesse cruz, e carregou sobre as costas a cruz que lhe impusemos. Não só da glória do Ressurreto vive a Igreja, mas da luta do Crucificado. Esta é a sua missão. Por isso, a Igreja Triunfante é, antes de tudo, a Igreja Militante. A igreja é, pois, ministro de Deus. Na medida em que caminhamos triunfantes na história, sabemos que nosso caminho é de luta. Se aguardamos a Ressurreição, é porque, experimentando a Cruz, permanecemos com Cristo ao lado do Pai.







Por outro lado, quando os discípulos de Cristo se reúnem, o que os une não é simplesmente o que trazem. O que os chama e os une é algo novo. Vêm por causa do que há de novo e em vista deste algo novo: a nova criação de Deus em Jesus Cristo pelo Espírito Santo. Por isso, a comunidade não é a soma de seus membros. É Jesus Cristo que atrai a si mesmo tudo o que os membros trazem. A razão da comunidade não são os membros, suas idéias, suas aspirações, suas capacidades, seus projetos. A razão da comunidade é Jesus Cristo. Por isso a comunidade não vem do mundo, mas de Deus Pai mediante sua nova criação.



J. Comblin
                                                           creuza sampaio..

Nenhum comentário: