SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...


widgets
SOMOS PREGADORES DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO...
ASSEMBLEIA DE DEUS FLUMINENSE RJ EM CEL FABRICIANO MG IGREJA VIVA DO DEUS VIVO...
"E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, quais vos apascentarão com ciência e
com inteligência."
- Jeremias 3:15
(ACF).



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

BIBLIOTECA DO APOSTOLO PAULO.

“Não por obras de justiça...”. (Tt 3:5a)
Revda. Teresa Julieta de Paula M. Catão (¬)

Ao analisarmos as Cartas Paulinas, observamos a ênfase do apóstolo de que a nossa justificação (gr “dikaiosis”) e salvação (gr “soteria”) provêm da graça e fé em nosso Senhor Jesus Cristo, e, não nas obras, como a seguir discriminado:
a)     Na Carta aos Romanos no tocante à nossa Justificação:
a1) Pela fé: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5:1).
a2) Pelo Seu Sangue: “Logo, muito mais agora, justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Rm 5:9).
b)    Na Carta aos Gálatas, no tocante às obras da Lei que não nos justificam: “Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da Lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, pois por obras da Lei ninguém é justificado” (Gl 2:16).
c)     Na Carta aos Efésios, no tocante à nossa Salvação pela graça e fé, além de que não devemos nos gloriar nas obras: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2:8,9).
d)    Na Carta a Tito, no tocante à nossa Salvação pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo: “Quando porém se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas, segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt 3:4,5).

Essa maravilhosa Salvação pela Graça do Senhor nos conduz às boas obras (Tt 3), e devemos andar nelas haja visto que:
a)     Deus preparou para que andássemos nelas: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2:10).
b)    Elas resultam da nossa fé: “Para os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens” (Tt 3:8b).
c)     Elas visam o aperfeiçoamento (gr “katartismós”) da nossa fé: “Bem vês que pelas obras, a fé foi aperfeiçoada” (Tg 2:22).

Portanto, a nossa Salvação, não vem das obras, para que ninguém se glorie... (Ef 2:9). “Aquele que se gloriar, glorie-se no Senhor...” (2Co 10:17).

Nenhum comentário: